HENTRE HOS HANIMAIS HESTRANHOS
HEU HESCOLHO HOS HUMANOS
sinopse
Hentre Hos Hanimais Hestranhos Heu Hescolho Hos Humanos nomeia um experimento cênico no qual, a partir de fragmentos de textos d’O Inominável, de Samuel Beckett, e d’O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, olhamos com algum humor e alguma alegria para esses estranhos animais que somos, ou podemos ser, quando não estamos nos (es)forçando para sermos o que conhecemos como ‘nós mesmos’. O experimento já ganhou inúmeros formatos - na ordem e escolha das cenas, no tempo de apresentação, na valorização de aspectos ligados à instalação ou a performance, etc. São pelo menos quatro horas de material acumulado e a partir dele exploramos diversas configurações, num exercício de pesquisa continuada e aberta.
Para os Hanimais Hestranhos, interessa o desvio das noções de identidade que fixam o sujeito em ideias, afetos e/ou ações repetitivas e mecânicas. O esforço do trabalho é fazer com que o comportamento atoral trabalhe na percepção (ou criação) de outros regimes de sensibilidade e outros modos de subjetivação menos assujeitados, menos individualizantes. Buscamos a natureza transitória do fluxo criativo, inspirados por textos que servem de impulso para o que consideramos como questões centrais da atuação: quem é esse 'eu' que atua? Com que 'eu' se atua? Para que 'eu' se atua? Ou, como atuar pode ser deparar-se com diferentes modos de subjetivação?
Achávamos fundamental “falar de eu”, “falar de nós”, mas intuímos que era necessário arriscar-se a falar um pouco ‘sem si’, a falar, assim, próximo do inominável, para poder justamente falar daquilo que nos atravessa. Os Hanimais Hestranhos se dedicam a investigar a transitoriedade,a efemeridade, o fluxo, a memória, a partir da escuta do que se passa no/com o corpo, através do contato com o texto, o figurino, os objetos, o espaço e os outros.
Elenco: Bruna Trindade, Jeff Lyrio, Leonardo Samarino e Renata Asato
Direção: Tatiana Motta Lima
Provocadoras: Claudia Millás e Marcela Andrade
Desenho de luz: Raphael Vianna
Direção Musical: Jeff Lyrio
Direção de Produção: Tatiana Motta Lima
Produção Executiva: Renata Asato
Foto e Vídeo: Bruna Trindade, Lucas Milleco, Pedro Freitas e Arthur Rivelo (Coletivo Germina)
Apoio teórico: Leonardo Samarino
Apoio na confecção das máscaras: Mona Magalhães
ficha técnica

.jpg)
.jpg)
